Baixar Apostila Concurso PDF Grátis Vestibular / Enem

ENEM Coleção Completa  - Edição 2015 (Impressa) + Curso Online do ENEM
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Você pode baixar apostilas grátis, em PDF, com bastante conteúdo e muito interessante, que vão lhe auxiliar na preparação do vestibular que pretende participar e também do Enem, elaboradas pelo MEC / INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira com o título "Livro do Estudante (Ensino Médio)".

Essas apostilas foram elaboradas para o ENCCEJA, mas possuem as matérias cobradas no Enem e vestibulares.

Site para baixar as apostilas gratuitas: http://portal.inep.gov.br/web/
encceja/livro-do-estudante-ensino-medio

Se preferir, clique nos links diretos abaixo para cada apostila grátis:
Embora as apostilas tenham sido elaboradas em 2006, a quase totalidade do material não precisa de atualização.

Além das apostilas acima, no site do Inep há também  um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores, quatro volumes de orientações aos estudantes doo Ensino Fundamental, disponíveis no site http://portal.inep.gov.br/web/encceja/materiais-para-estudo

Outro material bastante interessante, de ótima qualidade, que recomendo visando a preparação para vestibulares e Enem são as aulas, vídeos, simulados, exercícios, tudo grátis, do Aprenda Online (http://aprenda.online/enem/). No site da Fundação Paulo Lemann (http://www.fundacaolemann.org.br/para-aprender/) têm outras ótimas opções. Bom proveito!

Com base na Portaria nº. 2.255, de 25 de agosto de 2003, Art. 1, Inep, criado pela Lei n. 378, de 13 de janeiro de 1937, é transformado em autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, nos termos da Lei nº. 9.448, de 14 de março de 1997, alterada pela Lei nº. 10.269, de 29 de agosto de 2001, tem por finalidades:
I -  organizar e manter o sistema de informações e estatísticas educacionais;
II -  planejar, orientar e coordenar o desenvolvimento de sistemas e projetos de avaliação educacional, visando o estabelecimento de indicadores de desempenho das atividades de ensino no País;
III - apoiar os Estados, o Distrito Federal e os Municípios no desenvolvimento de sistemas e projetos de avaliação educacional;
IV - desenvolver e implementar, na área educacional, sistemas de informação e documentação que abranjam estatísticas, avaliações educacionais, práticas pedagógicas e de gestão das políticas educacionais;
V - subsidiar a formulação de políticas na área da educação, mediante a elaboração de diagnósticos e recomendações decorrentes da avaliação da educação básica e superior;
VI - coordenar o processo de avaliação dos cursos de graduação, em conformidade com a legislação vigente;
VII - definir e propor parâmetros, critérios e mecanismos para a realização de exames de acesso ao ensino superior;
VIII - promover a disseminação de informações sobre avaliação da educação básica e superior; e
IX - articular-se, em sua área de atuação, com instituições nacionais, estrangeiras e internacionais, mediante ações de cooperação institucional, técnica e financeira, bilateral e multilateral.

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