Baixar Apostila PDF Grátis ENEM - 2015 / 2016 (Digital)

Apostila Paga
Editora Opção
Ver Aqui
Apostila Grátis Clique Aqui
























Acima link para você baixar apostilas em pdf, grátis, preparadas pelo MEC com o título "Livro do Estudante (Ensino Médio)", que serão úteis visando a sua preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM de 2015 / 2016 e futuros.
Se preferir, clique nos links diretos abaixo para cada apostila:
As apostilas grátis estão disponíveis no site do MEC/INEP, onde você encontra outros materiais de estudo, como apostilas para o ensino fundamental, links abaixo:
Livro do Estudante (Ensino Fundamental)
Acima há também capa de apostila completa elaborada pela Editora Opção, 21 anos de atividades, que visa a preparação para o ENEM, a qual é comercializada nos formatos impresso e PDF. Clique na capa para acessar a loja on-line e conhecer a apostila.

ATENÇÃO: recomendo fortemente as aulas, vídeos, simulados, exercícios, tudo grátis, do Aprenda Online (http://aprenda.online/enem/). Excelente material. No site da Fundação Paulo Lemann (http://www.fundacaolemann.org.br/para-aprender/) têm outras ótimas opções. Bom proveito!

Algumas informações sobre o Enem:

- Qual a finalidade do Enem?
A finalidade primordial do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais. O Enem serve também para a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.

- O Enem tem como objetivo o acesso à educação superior?
Essa não é a única, mas é uma das funções. O Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – como o Sisu, o Sisutec, o Ciência sem Fronteiras e o Prouni –, quanto em financiamento estudantil – Fies. Também tem sido utilizado em processos de governos estaduais e da iniciativa privada.

- O Enem poderá ser usado para certificação no ensino médio?
Sim, a certificação é mais uma das possibilidades que o Exame oferece. Os participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderiram ao processo – secretarias estaduais e institutos federais de educação. A lista das instituições certificadoras consta no Anexo I do edital.

- Como será realizada a certificação de conclusão do ensino médio por meio do Enem?
O certificado de conclusão do ensino médio será emitido pela instituição certificadora desde que o participante tenha alcançado a pontuação mínima (450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação) estabelecida no Edital do exame e na Portaria nº 179, publicada em 29 de abril de 2014. Atendidos os critérios e atingida a pontuação mínima necessária à certificação, o participante deverá requerer a emissão do certificado junto à instituição indicada por ele no ato de inscrição. Competem às instituições certificadoras as definições dos prazos e procedimentos complementares para a expedição desse documento.

- É o Inep que emite o certificado de conclusão do ensino médio?
Não. O Inep apenas encaminha os resultados para a instituição escolhida pelo participante, para fins de certificação, de acordo com os critérios, diretrizes e procedimentos definidos em regulamentação específica das instituições.

- O que acontece quando, no ato da inscrição, o participante faz a opção por se inscrever também em programa governamental e em processo seletivo de ingresso a educação superior?
Automaticamente, o participante dará o seu formal consentimento para a disponibilização das suas notas e informações, incluindo as do questionário socioeconômico. Dessa forma, o Inep poderá encaminhar os dados e resultados dos participante do Enem à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e às Instituições de Educação Superior públicas ou privadas.

Encontre apostila completa preparatória para o ENEM também no site da Editora SoluçãoEditora Nova.

31 comentários:

  1. O livro do inep é para o Encceja. O contéudo é o mesmo no ENEM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, fiz a prova ano passado e vi estas apostilas do Encceja, e sim, ela é própria para a aprovação no Enem, mas não basta apenas Lê-las, faça resumos e responda as questões em PAPEL para que o entendimento torne-se aprendizado. Boa sorte.

      Excluir
    2. Juliana,
      a prova do Encceja tinha objetivos diferentes dos da prova do ENEM. Não recomendo o uso exclusivo deste material para sua preparação ENEM. Busque outras fontes, baixe e resolva provas do ENEM aplicadas entre 2009 e 2016 e assista videoaulas para complementar sua preparação.

      Quaisquer dúvidas em Física, seja bem-vinda ao meu canal do YouTube: www.youtube.com/fisicatotal

      Excluir
  2. Essas apostilas do Encceja são de 2006,não estão muito ultrapassadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que isso não seja problema, já que esse tipo de conteúdo não sofre grandes modificações.
      Mas é importante se manter sempre atualizado, assistindo diariamente os telejornais COM INTERESSE E ATENÇÃO, por exemplo, e, se possível, lendo jornais e revistas.

      Excluir
    2. Sim, Rennê, você está certo.
      O objetivo da prova ENCCEJA é diferente daquela da prova do ENEM.
      Busque material direcionado para o que você pretende fazer.

      Qualquer coisa, caso tenha dúvidas em Física, seja bem-vindo ao meu canal: www.youtube.com/fisicatotal

      Excluir
  3. Vou comprar uma mesmo, ate agora não tem nada que presta na internet.

    ResponderExcluir
  4. Nestas apostilas estão tudo o que cai no enem ?

    ResponderExcluir
  5. Vou me dedicar ao maximo nestas apostilas e espero obter boas notas.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Espero q as apostilas me ajudem...obrigada

    ResponderExcluir
  8. eu nao consigo abrir as apostilas alguem pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
  9. eu nao consigo abrir as apostilas alguem pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem o adobe reader? precisa dele, digita ai no google adobe reader, baixa e tenta abrir

      Excluir
  10. "2015/2016" posso baixar então essa apostila sem me preocupar em ter que baixar outra com o título "2016"?

    ResponderExcluir
  11. Essas apostilas são de 2006 e não 2016

    ResponderExcluir
  12. Essas apostilas grátis foram elaboradas em 2006, com já dito, mas o conteúdo é bem atual. Com certeza dá pra passar bem em qualquer vestibular só estudando com elas.

    ResponderExcluir
  13. sera que ñ da de por umas apostilas mais atualizadas que estas?

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Eu ja estudei como o material opção eu não gostei do asssunto muito confuso, nao tem muita clareza.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Agradeço pela informação.

      Excluir
    5. Agradeço pela informação.

      Excluir